Notícias

Pandemia: Testagem antes de jogos é um direito dos atletas no Brasil

Médicos, policiais, bombeiros, atendentes de comércios fundamentais nunca pararam na pandemia. Assim estão na linha de frente em meio ao Coronavírus lutando para que todos possam ter uma vida com mais dignidade e conforto em meio a tempos complicados. Como o lazer também não pode ser deixado de lado, o esporte voltou a ser praticado por profissionais para entretenimento do povo brasileiro. Mas os jogadores e atletas também precisam ser preservados. Por isso eles têm o direito de serem testados antes dos eventos para segurança de todos.

Federação não vinha testando atletas. Mas teve que mudar de postura (Foto: FMF/Divulgação)

Recentemente a Justiça do Trabalho no Mato Grosso determinou que a Federação Matogrossense de Futebol (FMF) realize a testagem dos atletas, membros das comissões técnicas e da comissão de arbitragem para detecção da covid-19 antes das partidas do campeonato mato-grossense.

Leia também:

Penhora de clubes: um caminho para atletas receberem com rapidez
Botafogo sofre na Justiça do Trabalho. Mas pagar atletas é o melhor caminho
Leandrinho vai para Portugal após conseguir liberação na Justiça do Trabalho
Bryan Ruiz entra na Justiça e deixa Santos por quebra de contrato
Adicional noturno: vitórias de jogadores na Justiça geram polêmica no futebol

A decisão é da juíza Eliane Xavier, em atuação pela 9ª Vara do Trabalho de Cuiabá, e foi dada em caráter liminar, atendendo pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT/MT). Em caso de descumprimento, a entidade poderá pagar multa de R$ 10 mil por partida.

Jogadores e árbitros não usam máscara durante os jogos

A medida, conforme destacado pela magistrada, leva em consideração o risco ao qual atletas e demais profissionais envolvidos com a modalidade esportiva estão sujeitos, visto que “não há até o presente momento cura ou tratamento preventivo para a Covid-19”.

Atletas ficam expostos nos jogos. Assim precisam dos testes

Na liminar, Eliane Xavier lembrou que jogadores e árbitros não utilizam máscaras durante as partidas, o que oferece risco a todos os presentes, já que, por conta dos intensos esforços físicos. Assim “são expelidas grandes quantidades de fluidos e partículas respiratórias”.

Leia também:

Últimos salários: jogadores não podem ser prejudicados
Penhora pode ser caminho para atletas receberem dos clubes. Mas tem que ter advogado
Disputa judicial entre clubes e atletas: acordo é bom para os dois lados. Mas depende…
Clube não pode discriminar atleta que esteja se recuperando de lesão
Derrota do Coritiba abre discussão sobre direito de imagem x salário dos jogadores

A juíza lembrou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já estabeleceu um protocolo para conter a disseminação do novo coronavírus nas competições nacionais. Diante da expansão da covid-19 e sua estabilidade “em alto patamar de infecções, não é razoável dar tratamento diferenciado no âmbito estadual”, pontuou. Assim reforços a necessidade do teste.

Federações têm que realizar testes. Assim como a CBF

A liminar leva em conta os princípios da prevenção e da precaução, com foco em evitar a exposição à covid-19. A decisão também considera o documento confeccionado pela própria Federação Matogrossense de Futebol, o qual revela que não estão sendo realizadas a testagem dos atletas e árbitros antes das partidas, em desconformidade com o protocolo de saúde elaborado pela CBF.

Leia também:

Atleta dispensado antes do fim do contrato tem direito a receber salários
Cláusula de renovação: São Caetano terá que pagar salários de Jefferson Maranhão
Zagueiro Tobio cobra indenização após treinar infectado pelo Coronavírus
Tandara, da Seleção Brasileira de vôlei, ganha valor do direito de imagem na Justiça

A liminar obriga a FMF a exigir, fiscalizar e assegurar que atletas, membros das comissões técnicas e membros da comissão de arbitragem realizem testes RT-PCR de covid-19 até 72 horas antes das partidas do campeonato mato-grossense de futebol, sob pena de multa de dez mil reais por partida.

Entidades precisam verificar os testes

Teste é um direito dos atletas. Mas nem sempre se cumpre (Foto: Divulgação)

A entidade deverá ainda verificar o resultado dos testes antes dos jogos e impedir, em caso de resultado positivo ou ausência de testes, a entrada no estádio (ou outro local de realização da partida), também sob pena de multa de dez mil reais por partida.

Por fim, a Federação deverá manter o registro e acompanhamento epidemiológico de todos os testes realizados e dos casos confirmados de covid-19. Assim a pena é semelhante às demais: multa de dez mil reais por cada falta de apresentação das informações atualizadas.

Leia também:

Caso Ribamar serve de exemplo aos clubes: É preciso respeitar direito dos atletas
Acordo com os clubes nem sempre resolvem problemas dos atletas
Desligamento do clube: Justiça do Trabalho pode ajudar atletas a ter seus direitos
Clubes não cumprem acordos: atletas precisam da Justiça do Trabalho. Mas tem que ter advogado 

Diante de situações como essa é importante o atleta conhecer seus direitos e procurar profissionais especializados em ações que envolvam clubes. O escritório Franklin e Corrêa Advogados Associados tem mais de 15 anos de experiência neste ramo atuando no Rio de Janeiro. Neste período de pandemia, para preservar a saúde de clientes e funcionários, também estamos atendendo por Whats app pelo número (21) 98259-3456. Também funcionamos nos telefones: (21) 2544-5542 e (21) 2524-5058. Além disso pode nos procurar pelo e-mail advogadosfec@gmail.com.

admin
Compartilhar
Publicação de
admin
Tags: Direito dos Atletas Justiça do Trabalho

Este website usa cookies.

Saber mais