Um atleta pode acionar um clube mais de uma vez na Justiça do Trabalho? A resposta é sim. Mas existem algumas situações que envolvem este tipo de processo. Uma das questões mais comuns envolve o não cumprimento de um acordo estabelecido.

Cruzeiro de Ronaldo vai lidar com mais um processo (Foto: Cruzeiro)

Para poder voltar a um clube que defendeu no passado po muitas vezes os atletas acabam aceitando acordos trabalhistas. Em algumas situações parcelam dívidas antigas diluindo o valor no salário. Mas nem sempre os clubes cumprem esses acordos.

Leia também:

Clube não pode discriminar atleta que esteja se recuperando de lesão
Derrota do Coritiba abre discussão sobre direito de imagem x salário dos jogadores
Pandemia: Testagem antes dos jogos é um direito dos jogadores

Cruzeiro sofreu com ações

Um exemplo disso está acontecendo em Minas Gerais. O ex-jogador Rafael Sóbis acionou o Cruzeiro na Justiça do Trabalho cobrando o valor de R$ 2,2 milhões. As verbas dizem respeito a valores rescisórios, salários e FGTS não pagos pelo clube mineiro.

Leia também:

Adicional noturno: Atletas podem ingressar com ações
Descanso semanal remunerado: atletas têm seus direitos. Mas precisam de advogados
Últimos salários: jogadores não aceitam prejuízos. Mas precisam da Justiça
Penhora pode ser caminho para atletas receberem dos clubes. Mas tem que ter advogado

Essa é a segunda vez que Sóbis cobra o Cruzeiro na Justiça do Trabalho. Antes de sua segunda passagem pelo clube mineiro, o jogador havia acionado o time em ação de R$ 3,2 milhões, mas que foi negociada para que o ex-atacante pudesse retornar ao clube.

Bom advogado pode fazer diferença

Rafael Sóbis voltou a acionar o Cruzeiro (Foto: Cruzeiro/Divulgação)

Rafael Sóbis teve o Cruzeiro como seu último time antes da aposentadoria. A primeira passagem de Sóbis pelo Cruzeiro aconteceu entre 2016 e 2018, quando o ex-jogador conquistou dois títulos da Copa do Brasil e um Campeonato Mineiro. A segunda passagem ocorreu em 2020 e 2021, quando o time celeste já estava na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No geral, Sóbis tem 177 partidas disputadas pelo Cruzeiro e 37 gols.

Leia também:

Desligamento do clube: Justiça do Trabalho pode ajudar atletas a ter seus direitos
Clubes não cumprem acordos: atletas precisam da Justiça do Trabalho. Mas tem que ter advogado
Disputa judicial entre clubes e atletas: acordo é bom para os dois lados. Mas depende…

Diante de situações como essa é importante o atleta conhecer seus direitos e procurar profissionais especializados em ações que envolvam clubes. O escritório Franklin e Corrêa Advogados Associados tem mais de 15 anos de experiência neste ramo atuando no Rio de Janeiro. Neste período de pandemia, para preservar a saúde de clientes e funcionários, também estamos atendendo por Whats app pelo número (21) 99856-0718. Também funcionamos no telefone: (21) 2544-5542. Além disso pode nos procurar pelo e-mail contato@franklinecorrea.com.