Uma médica caluniada na rede social Facebook vai receber indenização. Ela sofreu com falsas denúncias de maus tratos a pacientes. A situação se agravou porque a diretora do hospital publicou em uma página de grande visualização um comentário dando a entender que dispensou a médica por corroborar com tal acusação e porque a autora destratava pacientes. O fato aconteceu em um hospital na Bahia.

Médica caluniada em rede social vai receber indenização (Foto: Divulgação)

A médica será indenizada em R$ 40 mil. A 4ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região majorou o valor da condenação a ser paga pelo município. Isso porque o juízo de 1º grau concedeu R$ 20 mil.

Leia também:

Covid-19 é doença ocupacional? Médicos têm os seus direitos

O magistrado considerou que as declarações da gestora do hospital confirmando acusações supostamente falsas perpetradas contra a autora ocasionou que fosse lançada uma enxurrada de mensagens pejorativas direcionadas à demandante, “maculando a sua imagem enquanto profissional e cidadã, expondo-a também a situação vexatória, humilhante e constrangedora por ato de preposta do Município (diretora do hospital)”.

Danos sofridos pela médica foram grandes

Na sentença o juiz considerou que “As falsas denúncias feitas pela preposta do réu, denúncias estas que envolvem maus tratos e mau atendimento a pacientes, maculam diretamente o livre exercício da profissão da autora, no caso médica, que poderia ver os seus vínculos laborais com outros possíveis empregadores serem afetados em razão das falsas acusações apresentadas pela diretora do hospital municipal em redes sociais que publicizaram inverdades a respeito da conduta profissional da demandante”.

Massacre em redes sociais é perigoso (Foto: Divulgação)

Falsas denúncias em redes sociais têm gerado problemas para muitos profissionais. Além disso tem sido comum inclusive pessoas serem agredidas por acusações que muitas vezes não têm o menor fundamento. Mas que propaga a calúnia muitas vezes fica impune. Assim é importante denunciar.

Leia também:

Coronavírus já domina ações na Justiça do Trabalho
Justiça do Trabalho após pandemia: escritórios se preparam para o futuro

Diante de situações como essa é importante o médico conhecer seus direitos e procurar profissionais especializados em ações do Trabalho na área de saúde. O escritório Franklin e Corrêa – Advogados Associados – tem mais de 15 anos de experiência neste ramo atuando no Rio de Janeiro. Neste período de pandemia, para preservar a saúde de clientes e funcionários, estamos atendendo por Whats app pelo número (21) 98259-3456.